O Facebook expandiu nesta terça-feira para mais países, entre eles o Brasil, o recurso de reconhecimento facial para facilitar a marcação de amigos em fotos na rede social. A ferramenta, que já estava disponível nos Estados Unidos, identifica e marca o rosto dos contatos e é habilitada automaticamente, o que renova as preocupações com privacidade na rede social.
A empresa de segurança Sophos publicou um post em seu blog dizendo que muitos usuários do Facebook reclamaram que a ferramenta de reconhecimento facial estava sendo habilitada sem nenhum aviso. "Novamente, parece que o Facebook está corroendo a privacidade dos usuários em segredo", escreveu Graham Cluley, consultor-sênior de tecnologia da Sophos.
O Facebook afirmou em comunicado, em resposta à postagem da Sophos, que "deveria ter sido mais claro com as pessoas durante a ampliação do serviço". A nota diz que as sugestões de marcação de fotos são feitas apenas quando o usuário sobre novas imagens, que os amigos são apenas sugeridos e que o recurso pode ser desativado nas configurações de privacidade.
Lançado em dezembro nos Estados Unidos, o software do Facebook varre cada imagem enviada ao site, sugerindo automaticamente o nome das pessoas presentes nas fotos. Isso é possível graças a um banco de dados que inclui as fotos do perfil e também as imagens já marcadas.
Quem quiser desabilitar o recurso deve ir em "Configurações de Privacidade" e, em "Itens que outros compartilham" e desativar a opção "Sugerir fotos minhas a amigos".
Com informações da terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário