terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Público x Privado

Quando você é um cliente que compra muito, gasta bem, normalmente você tem benesses - descontos, cortesias, prazos, etc. E, não tem empresa que gaste mais (se tiver são muito poucas) que os governos - federal, estadual e municipal. Mas, é impressionante, como essas benesses não são aplicadas na esfera pública (pelo menos a dos descontos). Sei que não sou o único ser a perceber isso nestas terras brasileiras, mas o fato é que há uma enorme diferença entre público e privado, principalmente quando se diz respeito à gastos (obras, aluguéis, contratos, etc.).
Prova disso é que existem empresas que vivem reclamando do atraso do pagamento do setor público, mas nunca deixam de trabalhar pra ele. Por exemplo: alguns meios de comunicação tem as suas tabelas, mas se você for um cliente privado, pode ganhar um desconto que chega a 80%. Maravilha!!! Mas o governo (em qualquer âmbito)  tem 0% de desconto.
Obras. Taí um negócio que dá uma dor de cabeça danada para quem já passou por isso. Pode ser a mais simples, mas é trabalhosa. E se você não pesquisar... Já era, seu orçamento estoura. Mas, quer fazer uma comparação com o setor público? Vários empreendimentos, comerciais ou residenciais da nossa cidade, para poder dar continuidade à sua construção, firmam ou firmaram parcerias com a Prefeitura (geralmente), se compromentendo a melhorar algo na região - construir uma passarela, pavimentar uma rua, fazer o saneamento, etc. - Já prestaram atenção que, quando essas melhorias são feitas pela iniciativa privada, são rapidamente executadas e com um custo bem mais baixo?
Nos contratos de locação de carro por exemplo. O preço para nós é um, mas para o poder público...
Enfim, isso são só alguns pequenos exemplos, ainda tem eventos, bandas, passagens, etc..!
Sabe o que parece, que embora o governo - em todas as suas esferas: municipal,estadual e federal - tenha
um ótimo poder de barganha para negociar, parece que as pessoas que o fazem não sabem ou não querem fazer.
Detalhe - A grande maioria dos políticos tem empresas. Será que eles usam nelas as mesmas técnicas de negociação que usam para defender nosso dinheiro?