segunda-feira, 14 de março de 2011

Acidente da Hermes - Preço do combustivel.

Lembram quando a gasolina aumentou? Foi o maior estardalhaço do mundo, nunca ouvi tanto a palavra "cartel" aqui em Natal, entrevistas em jornais, o twitter "bombando", e haja email para se boicotar os postos da Petrobrás até o mês de abril, audiência pública marcada, etc, etc.
O tempo passou - não muito - e houve aquele fatídico acidente na Hermes da Fonseca, onde vinham alguns jovens num carro e um deles morreu na hora. Grande repercussão, chegou ao ponto da mãe da vítima ter que usar o twitter do filho para esclarecer boatos, etc. E mais uma vez começou-se: "Cadê a lei seca?""Natal só tem x bafômetros" e por aí vai. Teve gente com influência começando uma campanha no twitter "Vá de táxi", etc.
E mais uma vez o tempo passou - não muito de novo - e por enquanto estamos falando do que ocorre no Japão.
O que eu quero dizer com tudo isso? A força da "mobilização" da nossa sociedade só dura até surgir um outro assunto.
E o que se consegue com isso? Praticamente nada. Não estou tendo/querendo nenhum ideal revolucionário, mas se querem algum resultado para ações como essas que eu citei acima, elas tem que ser mais concretas e duradouras. Ou seja, o prazo de validade não pode ser "até o próximo assunto".

Turismo Sexual

Acabo de ver - um pouco atrasado, é verdade - a reportagem sobre o turismo sexual que o "Fantástico" veiculou no último domingo. Aquilo que foi mostrado não é nehuma novidade para a maioria dos natalenses. Ou você conhece alguém que saia de casa com sua esposa e vá para "a rua do Salsa"? Muito pouca gente...
Fora isso, teve uma grande parte da reportagem destinada a pousada Bamboo em Recife/PE, que funciona como prostíbulo, nem alvará tem, etc. etc.
Mas, o que impressiona mesmo, são as respostas sempre prontas das autoridades, dizendo em resumo: "vamos tomar as devidas providências" "vamos resolver o mais breve possível", etc.
É necessário ser veiculada uma reportagem no Fantástico para que o Secretário tenha conhecimento da prostituição da rua do Salsa? Que tem crianças e drogas por ali? Então a TV Globo lá de São Paulo sabe muito mais da nossa cidade do que ele, que está sendo pago - por nós, diga-se de passagem - para ser um dos administradores.
Ou seja, se não tivesse havido a reportagem, continuaria tudo do mesmo jeito (no caso da pousada Bamboo, e da rua do Salsa)?