terça-feira, 15 de março de 2011

Tropa de Elite 2

Eu sei que o sucesso do cinema nacional é "Bruna Surifstinha", mas ontem assisti pela quarta vez "Tropa de Elite 2".
Para mim, a cena que resume o filme é a que o Coronel Nascimento (Wagner Moura) arma uma blitz para pegar o ex-Secretário de Segurança Pública do RJ, candidato a Dep. Federal e CORRUPTO Guaracy (Adriano Garib). Nela, Nascimento bate muito em Guaracy, pois ele faz parte de um esquema de corrupção (milícia), que armou uma emboscada contra o padrasto do seu filho, mas na realidade foi o menino que fora atingido com uma bala no rim e estava internado no hospital.
Mais do que uma simples cena, aquilo representou o que boa parte da sociedade tem vontade de fazer contra os POLÍTICOS CORRUPTOS. A impunidade que reina no nosso país é tanta que, quando essa cena foi assistida nos cinemas, era ela apaludida.
Políticos são julgados por eles mesmos e, quando vão a algum tribunal - eles tem foro privilegidado - quem os julga são desembargadores ou ministros que estão lá depois que passaram pelo crivo oficial do Presidente da República e das Assmbléias Legislativas (esfera estadual) e do Senado (esfera federal).
Outra coisa que o "Tropa de Elite 2" deixa bem claro: tudo o que o político faz, é pensando em voto. A prioridade é a imagem, e quem detém essa "mola mestra" é a imprensa. Só que, a maioria das retransmissoras dos grandes meios de comunicação são controladas por grupos políticos. Como disse Diógenes Dantas ontem quando expôs sua justifativa sobre o "Nominuto" - "Todos os meios de comunicação sobrevivem de verbas públicas". Ou seja, quem forma a opinião da grande maioria das pessoas é financiada pelo poder público, que é comandado pelos políticos.
Mas que fique uma coisa bem clara. Em todo o tipo de profissão - inclusive na política - existem os bons e os maus profissionais.