quarta-feira, 2 de março de 2011

A Copa em Natal na visão de um natalense.

Quase todos os dias, em algum determinado meio de comunicação (para não dizer todos) se vê/lê/ouve algo do tipo: "Das sedes da Copa de 2014, Natal é a mais atrasada". E haja desculpa para lá e para cá, conversas em todos os cantos - desde mesas de bar, até taxistas pegando turistas nos aeroportos - e teorias então? Se eu for contar as que eu já escutei, como a de um "figura" que ainda diz: "amigo, eu sou lá de dentro, pode confiar que é verdade". Pelo tamanho do absurdo que eu ouvi, ele só pode ser de "dentro" do time de mirim da rua dele, não da Prefeitura, Governo, CBF ou FIFA como ele sonhou (só pode).
Mas o fato é que haja disse-me-disse e nada. E eu, como a grande maioria das pessoas que aqui mora, não espera só pela Copa em si, mas principalmente pelas melhorias que ela vai trazer à nossa cidade, em virtude das exigências que a FIFA faz.
A primeira data para a tal "abertura dos envelopes" (acho que é esse o nome) foi 04/11/2010. Hoje, passados quase 4 meses, ainda não abriram esses dandados. Das 28 empresas que mostraram interesse em construir o "Arena das Dunas", só 2 continuam.
E o tempo vai passando... E, graças a não sei quem, será que vamos perder essa oportunidade única de desenvolvimento? Veja bem, se passaram 4 meses para o início da parte burocrática, imagine para fazer a parte física? As coisas na esfera pública não andam na mesma velocidade que na privada e temos menos de 3 anos para entregar tudo pronto, não só o estádio, mas todas as obras necessárias para sermos uma sede de Copa do Mundo.
Mas, por que tudo isso? Por que essa demora toda? Geralmente Secretarias que envolvem muito dinheiro são alvos prefernciais na corrida política, e a Secretaria responsável pela Copa em Natal é gerida pela mesma pessoa que  também é titular de outra pasta (DER). Então, temos algumas opções:
1 - Todos os "caciques" já estão acomodados e está sobrando vaga no primeiro escalão.
2- O Secretário é muito competente ao ponto de cuidar das nossas estradas e da Copa no RN
3- Ele até agora foi "tapa-buraco", pois não houve nenhuma atividade relevante em relação a Copa em Natal.
4- Será que a copa vem mesmo para cá?
A cada dia que passa, aumenta mais o número de "teorias". Mas a prática, que é só uma...
Imagino, às vezes, todas aquelas imagens que vemos na TV, todo aquele "circo" na nossa  cidade. E muito $$$ circulando por aqui. Sem contar no legado, pois pelo menos o trânsito, aeroporto, hospitais e  alguns outros serviços básicos vão ter que dar uma melhorada - GRANDE. Será? Tomara...
 

"Todos juntos vamos, pra frente Brasil, Brasil..."