terça-feira, 14 de junho de 2011

Redes sociais x administração pública

Todo político que se preza hoje tem, pelo menos, perfil no twitter. Alguns já enveredaram até pelo facebook. Faz sentido, afinal 99% - das pessoas que acessam a internet, navegam em alguma rede social - sendo 71% para o orkut, 40% para o facebook e 21% para o twitter, aproximadamente. E esse número de pessoas que acessam cresce a cada dia.
Só que as instituições estão ficando esquecidas nesse processo. Diferentemente dos políticos, secretarias, órgãos, superintendências, institutos e etc. não possuem esse canal direto com a população. O sistema público sempre foi marcado pela burocracia e as redes sociais pelo dinamismo. Taí um primeiro bom motivo para eles não andarem juntos.
Tem a questão da exposição para a imprensa, etc, etc.
O fato é que um excelente canal de relacionamento com os eleitores/clientes (sim, porque somos todos clientes da empresa chamada RN) está aberto. E ninguém está atento para isso. As redes sociais públicas instituicionais praticamente não existem aqui, e quem sair na frente pode levar vantagens - políticas - grandes no futuro.
É lógico que isso - caso seja implementado - é um trabalho contínuo, e a população também tem que fazer a sua parte.
Mas, nada começa perfeito!