quinta-feira, 10 de março de 2011

Futebol do RN Sim

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=1DrobSUuNNk

Tenho vários amigos - inclusve meu pai - que tem amor por um time daqui e outro de fora. Mas, toda vez que lembro dessa cena, e das alegrias e tristezas - porque não - que o América me fez passar, mas me dá vontade, amor de continuar torcendo.
O que Edmundo retratou nesse vídeo, não foi nada contra Americanos, Abcdistas, Alecrinenses, etc. Ele apenas retratou um sentimento de um povo (em sua maioria) que se acha superior a nós do Norte/Nordeste.
Vocês já viram algum carioca torcer por um time daqui? "Mas os times de lá são melhores" É? Temos aqui o maior campeão do Brasil em número de títulos (ABC), desde que nasci vi o América ser campeão 16 vezes, o que dá uma média de um título a cada 2 anos - e em quase todas as conquistas eu estava lá, ao vivo, no campo. Quantos dos times "de fora" podem dizer isso?
Honrem os seus hinos: "Eu sou América e tenho orgulho de ser" e "Eu me orgulho em ser da terra potiguar quando vou para o gramado ver o Abc jogar".
Somos muito bons sim, e se em vez de você dividir seu amor por dois, direcioná-lo só para um, ficaremos muito melhores.
Ah, sim! Nunca nenhum jogador de um time do meu estado chegou aqui falando dessa forma.

Prefeitura de Natal x América/RN

De volta a realidade, leio que mais uma vez a prefeita Micarla de Sousa reformou sua equipe de auxliares diretos, o chamado "primeiro escalão" da prefeitura de Natal. Já devem ter passado por essa equipe, cerca de 8.723 (foi esse mesmo o número que eu quis digitar) pessoas, sendo só os natalenses, pois se contarmos com os de fora, aí sobe mais um pouquinho. Tudo isso, para tentar cada vez mais resolver seu problema de popularidade , viabilizar sua reeleição e se sobrar tempo, ainda fazer alguma coisa por nossa cidade, pois a margem de erros já não existe.
Já o América de Natal, de 2007 até hoje, teve 25 técnicos, entre contratados e interinos, o que dá uma média de cinco/ano. De lá para cá foram 2 rebaixamentos e o máximo que conseguiu foi disputar um turno de campeonato estadual.
É impossível alguém desenvolver algum trabalho, realizar algum projeto se não consegue passar mais de 3 meses efetivado, sem contar com autonomia,  uma equipe de apoio competente, (lógico que ele - secretário/técnico - tem que mostrar competência e muita), enfim condições mínimas para que depois se possa realmente cobrar resultados.
Será que a culpa é realmente de quem é substituído a cada 3 meses?
A gestão, dessas duas instituições, há muito tempo vem necessitando de um amadurecimento. 
Como Americano e Natalense, torço por melhoras, que não precisam der do dia para a noite, mas que sejam concretas e definitivas.