segunda-feira, 9 de maio de 2011

Políticos são gestores?

Ontem no Fantástico passou uma matéria sobre as condições da merenda escolar em algumas cidades do Brasil - incluindo Natal. O resultado, mais uma vez foi: corrupção, propina, material entregue de baixa qualidade, falta de gestão e planejamento, alimentos vencidos, etc.
Foi entrevistada uma professora, onde ela afirma que com R$ 0,80 dá pra fazer um prato com feijão, arroz, carne e hortaliças. E o MEC repassa até R$ 0,95 por prato/pessoa. O que falta? Nesse caso - como em muitos outros - GESTÃO!
Um gari, para fazer concurso e varrer rua, tem que ter o segundo grau. Um político, para administrar uma cidade, estado ou país, basta ser alfabetizado. É muito contraditório. Pessoas sem a menor preparação para assumir determinada área o fazem porque tem voto, ou são amigos de políticos. O problema é que essas áreas são as que regem as nossas vidas, de forma direta ou indireta.
Acho que o nível de exigência para de assumir qualquer cargo publico deveria ser mais alto, e não estou falando de urnas, e sim de leis. Talvez com profissionais de verdade gerindo nossas cidades/estados, escândalos como esse, da merenda, poderiam ser minimizados!