quarta-feira, 27 de abril de 2011

Obras para a Copa?

As últimas chuvas no Rio causaram grandes estragos, principalmente na região do Maracanã, onde deve acontecer a final da copa de 2014. Foi inevitável a pergunta. "E quando vier a Copa, vai continuar tudo assim?"
Essa mesma pergunta é feita aqui em Natal quando chove (trânsito e alagamentos), quando há algum assalto, quando há problemas no aeroporto, etc, etc.
A copa de 2014 será a solução para todos os problemas do Brasil (cidades-sede)?
Por que tanta preocupação com um evento que acontecerá daqui a 3 anos, que trará milhões de pessoas ao nosso país, mas que essas pessoas só passaram no máximo um mês por aqui, enquanto nós é que vivemos o dia-a-dia?
Na minha humilde resposta, para a maioria do povo, a Copa é um último sopro de esperança para se ter os serviços obrigatórios do governo (hospitais, trânsito, aeroportos, segurança, etc.) sendo oferecidos em melhores condições para nós que moramos aqui, pois até hoje, todos os gestores que passaram nas esferas municipal, estadual e federal foram INCAPAZES de dar esses serviços à altura dos impostos que pagamos. Só que a FIFA exige muito para levar a Copa para algum país, por isso,todas essas melhoras. É, devíamos aprender com ela - FIFA - em termos de nível de exigência (principalmente na hora de escolher gestores).
Aí eu me pergunto: se não hovesse copa aqui, ia continuar tudo do jeito que tá?