segunda-feira, 2 de maio de 2011

Se beber, cuidado para não ficar nesse estado.

É, no dia seguinte deve ter rolado a famosa "ressaca moral".

Sobre o América.

É muito importante essa união que está acontecendo para o reerguimento do América.
Pessoas que já fazem parte da história do clube estão de volta para tentar - mais uma vez - tirá-lo de uma situação difícil, e certamente isso deve acontecer.
O problema é: como não afundar mais uma vez?
Acho que o América - assim como todos os clubes de futebol - deve ser tratado como uma empresa. E times de futebol tem um público-alvo certo, disposto a consumir produtos exclusivos daquela marca, desde que compense.
Muito se fala em maior torcida aqui no estado, etc, etc. Não é o problema em questão, mas se pegarmos os 5 (ou mais) últimos públicos acima dos 25 mil pagantes aqui no estado, todos são do América. Isso é um dado importante.
Dizem que "A torcida do América é a elite". Outro dado importante, pois tem poder de consumo, porém é mais exigente (se realmente for verdade).
O carro chefe de toda essa marca - América - é o futebol. Ele é que faz despertar a paixão do torcedor. E paixão nunca anda de mãos dadas com a razão. E é na hora da paixão que o cliente fica mais "rico".
Então, o primeiro passo para fortalecer financeiramente o América é montar uma boa equipe. Não a de futebol, isso fica para depois. Tem que se ter gente muito boa que saiba montar time de futebol, gerenciar financeiramente um clube, abrir portas, conhecer o submundo do futebol, vender a marca, ser empreendedor, etc, etc. Como num time, cada um jogando na sua.
Com esse time montado, parte-se para montar a equipe de futebol. O torcedor não quer saber qual a competição que se disputa, ele quer ganhar. Basta ver o público dos acessos para as séries B e A. Praticamente os mesmos, sendo que em competições distintas.
Feito isso, é hora de se trabalhar para começar a faturar em cima da paixão. Time ganhando significa muito. O torcedor quer mostrar a todo mundo que ele, a mulher, o filho, a empregada, quem quer que seja, são americanos. Ele quer mostrar o seu orgulho pelo clube. Orgulho é uma palavra que faz parte do América. Está no seu slogan "informal" - Orgulho do RN - está no seu hino. E a diretoria tem que saber aproveitar bem esse orgulho. Mas, lembrando, tudo na vida é uma troca. E com o aumento do poder aquisitivo, as pessoas querem qualidade naquilo que compram. E isso serve inclusive para os torcedores americanos.