quarta-feira, 23 de março de 2011

As notícias de hoje

Veja as principais notícias dos portais locais e nacionais.

"Assembléia Legislativa aprova fundo garantidor para a copa" (TN) http://urele.com/487
"Natal terá R$ 77 milhões para revitalizar a orla de P. Negra" (DN) http://urele.com/WbQ
"Luiz Fux vota contra a validade da ficha limpa para as eleições de 2010" (Globo.com) http://urele.com/MHS
"Elizabeth Taylor" (uol) http://urele.com/v78
"Orkut cria perfil oficial da rede social no twitter" (terra) http://urele.com/6Hi

Jogador mascarado

Em seu twitter o jogador Cascata, do ABC, coloca o seguinte post. "@cascata_10 Pode ter certeza que hj a frasqueira vai ver um cascata diferente. Pois se não estiver dando na técnica, vamos na raça"
Agora eu pergunto. Porque só hoje ele resolveu jogar com essa disposição??
Quando ele diz que "hoje a torcida vai ver um cascata diferente. Pois se não estiver dando na técnica, vamos na raça" para mim, ele assume que não estava jogando com raça os jogos anteriores.

Torcedor do América.

O torcedor do América começa o segundo turno um pouco mais motivado. Novas contratações (como sempre), retorno de Souza (a quem todos os torcedores devem, no mínimo, reconhecer o seu empenho em ajudar o clube), mas há um fator que, para muitos dá um toque especial para isso: A forma como seu rival - Abc - perdeu o 1º turno e as consequências por isso geradas. Saída do treinador, especulações de todas as formas - desde salários atrasados até a insatisfação do elenco - e por fim, quem vem como o novo técnico.
É impressionante como os torcedores - e os times - de Abc e América dependem um do outro. Principalmente fora de campo. Aqui no estado normalmente se torce para dois clubes: Ou América e Abc e quem jogar contra o rival. E é necessário que eles estejam no mesmo nível para que cresçam juntos. A empolgação maior da torcida do América foi, justamente, por vislumbrar uma queda de rendimento do Abc - que vinha ganhando tudo - e poder jogar e vencê-lo.
Assim, os americanos ganharam auto-confiança, na mesma proporção que alguns abcdistas parece que perderam um pouco. E isso só tem a benefiar a competição, pois nem o América vai achar que não ganha mais nada, nem o Abc acha que ganha tudo.
Nunca vi uma rivalidade tão necessária.
O segundo turno promete!

Trabalho de "português"

Aqui, quando a gente faz alguma coisa "burra" dá-se logo o nome: trabalho de português.
Pois bem. Gostaria de saber o que um português diria, ao passar pelo cruzamento das ruas Maxaranguape com Rodrigues Alves e encontrar por lá, além do semáforo, gelos baianos para reduzirem a velocidade?
Diriam "trabalho de natalense"?
Parabéns SEMOB!

Jesus Cristo não nasceu no Natal

Segundo a revista Super Interessante, em sua edição especial de março/11, "O 25 de dezembro é apenas uma data simbólica, adotada pela Igreja por volta do século 4. Na verdade, ninguém tem a mais vaga ideia de quando Jesus nasceu."
Tem mais. "Uma da hipóteses mais defendidas pelos estudiosos diz que, em algum momento do século 4, a Igreja fixou a comemoração no dia 25 de dezembro com a intenção de suplantar o antigo - e muito popular - festival pagão do Sol Invicto, que ocorria mais ou menos na mesma época do ano e era pretexto para comilanças homéricas..."
Já no lado religioso, a revista fala da seguinte versão. "No Evangelho de Lucas, tem-se a famosa história dos pastores que, enquanto vigiavam os rebanhos ao relento, foram avisados por anjos sobre o nascimento de Jesus. Como dezembro é uma época fria demais na região de Belém, alguns estudiosos apostam em uma data de clima mais ameno - primavera, talvez abril."

Tirem suas próprias conclusões.

Copa 2014

"As obras da copa de 2018 na Rússia estão mais adiantadas do que as da Copa de 2014 no Brasil" (ESPN)
"O Japão vai se reerguer mais rápido da tragédia do que o Brasil se preparar para a Copa de 2014" (piadinha do twitter)

Essas declarações foram feitas para a copa no Brasil em 2014. E, dentre todas as sedes, Natal é a mais atrasada. Estamos bem na foto!
Por que tudo isso? Será que, ao invés de pensar em quem vai ganhar mais, ao invés de ver para onde "o bolo" vai ser repartido, o foco fosse realmente a Copa e os benefícios que ela trás, a coisa já teria andado mais?
Temos (e me incluo também), a mentalidade do político "rouba mas faz". Ou seja, se está num cargo público, é totalmente aceitável - para não dizer obrigação - que ele roube, mas desde que faça alguma coisa. Essa expressão já escutei várias vezes, de muitas pessoas diferentes, inclusive que dizem "se eu tivesse lá, faria a mesma coisa".
Se pensamos assim dos gestores que escolhemos e até dos que vamos escolher - já que todo político que entrar lá será para roubar - não poderemos exigir muito.
Eles tem que viabilizar primeiro como o bolo será repartido, para depois, de forma lícita, mandar executar as obras.
Se não existisse a corrupção, ou se ela não fosse aceita de forma tão normal por nós, a "Arena das Dunas" já poderia estar num estágio bem mais avançado.
Agora, só nos resta esperar, como meros mortais.