quinta-feira, 19 de maio de 2011

Amanda Gurgel: as atenções se voltaram para ela.



Amanda Gurgel, a corajosa e articulada professora que calou os deputados e movimentou as redes sociais durante esta semana teve todas as atenções voltadas para ela. Entrevitas, seu nome no "TT Brasil" como um dos 10 assuntos mais discutidos no twitter, personalidades como Marcelo Tas, Zelia Duncan, Gilberto Gil escreveram sobre ela no seu microblog. Jornais eletrônicos como O Globo, Uol e etc. também. Todos enaltecendo a corajosa atitude dela. E eu também.
Mas, será que a mensagem de Amanda foi bem passada? Será que, em vez do foco ser ela, não deveria ser a necessidade real e imediata da melhoria da educação em Natal, no RN, no Brasil?
Ou os professores, que aqui ganham R$ 930,00 de salário-base e tem que dar 3 turnos de aula para ter um mínimo de condição de vida e comparando com as vestimentas dos deputados e da secretária de educação?
Ou as condições precárias das escolas?
Enfim, tudo o que ela explanou no seu discurso, como está no vídeo acima, até então visualizado por mais de 147.000 pessoas, foi colocado em segundo-plano, em detrimento da sua coragem de falar.
Para a imprensa e para a maioria de nós, a necessidade de uma celebridade, de um "herói", é proporcional a de Amanda Gurgel de querer ter condições dignas de trabalho e remuneração.
Ela fez a parte dela em expor o caos, de forma prática e sucinta, pois está vivendo nele. E merece todos os méritos por causa disso. Mas, como ela mesma disse, a nossa educação, como a saúde, a segurança, e etc, etc, necessita de urgênica.
Não nos apoiemos em Amandas Gurgeis. Façamos o mesmo, cada um do seu jeito.
Nós precisamos disso. E muito!