sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Responsabilidades

Leio agora que o menino Matheus Bruno - 3 anos de idade - está com morte encefálica. Muito se falou hoje nos meios de comunicação sobre a falta de UTIs pediátricas para que o mesmo fosse internado, pois estava necessitando com urgência. Infelizmente, nem nos hospitais municipais, nem estaduais haviam leitos disponíveis, e deu no que deu.
Agora, sabe porque o menino necessitou ir para a UTI? Porque se engasgou com um caroço de PITOMBA!
Não tiro um centavo da responsabilidade da prefeitura e/ou governo, mas, se a mãe dessa criança fosse um pouco mais responsável, e não permitisse que seu filho de 3 anos se engasgasse com um caroço de pitomba, tudo isso seria evitado.
A entrevista da mãe era um desespero só, pela falta da UTI, e colocando a culpa nos políticos.
Mas, e se ela desse uma entrevista dizendo, "salvem meu filho, a culpa é minha, mas por favor o salvem"
Fazer a m... e jogar a culpa nos outros é muito fácil!

Atendimento ao Cliente.

Já tiveram a impressão de estar num canto, e aquela pessoa que é paga para lhe atender (e por isso tratar bem), na realidade o(a) trata como se estivesse fazendo um favor?
Ei, brinque não, o negócio tá tão sério que quando eu acho um canto que me atenda bem, só vou pra ele. A qualidade fica em segundo plano?? Não, pois pra maioria do "empresariado" (coloquei entre aspas, porque pessoas que pensam dessa forma...) coloca o atendimento como último fator a se preocupar. Então, se o atendimento é bom, fatalmente a qualidade dos produtos/serviços também o será.
Mas, porque será isso? Basta o empresário ou a própria pessoa que está atendendo se colocar na posição do cliente (a nossa). Será que ele(a) não imagina a situação de  ficar acenando, gritando, esperando, mendigando a  boa vontade de alguém (hoje é sexta, então vamos nos ater a bares e restaurantes, hehe...), e aí quando se é atendido, tem a boa vontade do cozinheiro, enfim de toda a "cadeia produtiva" do bar/restaurante. Se alguém disser que consegue imaginar isso e diz que tá tudo normal, das duas uma: ou  é masoquista, ou é funcionário público de carreira (quem vai a uma "repartição" para ser atendido, sabe porque)
O aumento do poder aquisitivo nos últimos anos, fez com que a maioria da população subisse da classe social (quem era D foi pra C, quem era C foi pra B e assim por diante). Sem contar com o aumento dos números de faculdades, que bem ou mal, aumentou também o grau de instrução dessas pessoas, aumentando também o seu nível de exigência (pena que para a política, infelizmente...). Investir em atendimento não é um gasto em vão, muito pelo contrário, pois aquele cara que vai me atender, pode fazer toda a diferença entre eu voltar ou não para qualquer estabelecimento.

A Falta de educação no trânsito de Natal.

É muito comum culparmos as autoridades (in)competentes por tudo que não dá certo na esfera pública. Mas, uma coisa tenho que admitir, se nós motoristas, tivéssemos um pouco mais de educação no trânsito, a coisa fluiria um pouco melhor. Não se tem o menor respeito por determindas leis, pela certeza da impunidade, quer ver só? Basta entrar num shopping/supermercado num horário considerado de "pico", para ver que quase todas as vagas destinadas a idosos e deficientes estão ocupadas. Quem estaciona pensa: "é só por cinco minutinhos", e por aí vai....
Já experimentou andar pela faixa da esquerda numa grande avenida daqui de Natal? Ruim, né? E a faixa da direita livre, livre (às vezes). Mas invente de pedir passagem pro carro da frente. Ele manda você pra... só não é pra Disney, isso eu garanto!!!
Motoristas de ônibus!! Não é a banda Asa de Águia mas se acham "O Rei da Rua" (pra quem não conhece, essa banda tem uma música com esse nome), colocam a seta para esquerda ou para direita e vão embora, não importa se vem alguém, afinal, para eles, tamanho é sim documento.
Isso sem falar no trânsito (???) do Alecrim, Nova Descoberta, etc.
Para mim, as regras de trânsito não foram feitas para serem seguidas (pelo menos aqui). Foram feitas para darem um norte(e o nosso trânsito não ficar igual ao de Nova Dheli), para arrecadar dinda pro governo e para o natalense quebrá-las e pensar "EU SOU FODA".
Pronto, agora junte tudo isso a nossa SEMOB (que eu soube que ia prestar consultoria de engenharia de tráfego para Suécia) mais a quantidade de carros que se tem aqui em Natal. Pra que rivotril???

Bem-vindos.

A partir de hoje, estarei escrevendo aqui sobre os mais diversos assuntos. Sejam muito bem-vindos, e fiquem à vontade para compartilhar/debater/expor sobre o que quiserem. Terei imenso prazer em transformar esse humilde espaço num ambiente completamente aberto.
Forte abraço a todos!