quarta-feira, 6 de julho de 2011

Graças ao skype, é possível fazer videochamadas pelo Facebook

Anúncio foi feito pelo CEO da rede social, Mark Zuckerberg, em evento ao vivo transmitido pelo próprio Facebook.

Cercado de grande expectativa, o Facebook finalmente revelou nesta quarta (6) a "novidade incrível" que havia prometido semana passada: a integração da rede social com o serviço de telefonia via internet Skype.

A parceria já vinha sendo apontada como a mais provável jogada da rede, e é uma resposta de impacto à chegada do Google+, a rede social da grande concorrente Google, que trouxe como um de seus principais recursos a possibilidade de fazer videoconferência com os amigos – o Hangout.

Com o acesso aos mais de 750 milhões de usuários do Facebook, a parceria também é um bom negócio para a Microsoft, que investiu nada menos de 8,5 bilhões de dólares para comprar a Skype. A rede de Zuckerberg e o Skype já tinham uma parceria anterior, para integração dos dados do FB no serviço de VoIP.

Usar o serviço é bem simples. A partir da lista de contatos do usuário, basta selecionar alguém e selecionar "Iniciar uma chamada por vídeo", cliando no ícone da câmera. Também será possível montar grupos para videoconferências, tal como no Hangouts. Não é preciso baixar o Skype, apenas um plugin de 482KB. "O videochat do Facebook é tão fácil que até a pessoa que menos sabe mexer no computador vai conseguir fazer ligações", disse um dos executivos da rede durante o anúncio.


Recurso de videochamadas já pode ser configurado

“Quando um usuário ligar para um amigo, irá surgir uma janela de aviso. Se quiser atender, é só baixar o plug-in e iniciar a conversa por vídeo”, disse Zuckerberg.

Para o lançamento do recurso, a rede social redesenhou o aplicativo de chat. Agora, uma janela lateral (sidebar) mostra os amigos para quem você manda mais mensagens. Essa janela ajusta-se ao tamanho da janela do navegador, e aparece automaticamente quando há espaço no desktop do usuário.

A videochamada estará disponível para todos nas próximas semanas, mas "se você não quiser esperar, basta acessar essa página, diz o anúncio sobre o novo recurso. A página ensina como configurar o recurso, mas, durante os primeiros testes do IDG Now!, ele não funcionou – as mensagens de erro variaram. O Facebook também publicou um vídeo para demonstrar o sistema.

Para o CEO do Skype, Tony Bates, o acordo "faz todo o sentido em termos de negócio". De acordo com o executivo, o objetivo é fazer a empresa crescer o máximo possível, e por isso a integração com o Facebook é bem-vinda. Ele disse que não espera um abandono da plataforma do serviço rumo ao Facebook, e que ambos negociam produtos pagos dentro da rede social.

"Estivemos ocupados fazendo coisas nas últimas semanas, e hoje começamos a temporada de novidades 2011", disse o CEO do FB. É bem possível que o próximo anúncio seja sobre o aplicativo para iPad, dizem os analistas.

Com informações do idgnow.com.br