terça-feira, 1 de março de 2011

Risoto de Camarão

Para iniciarmos bem a semana (e, para alguns terminaramos bem o ano, pois o outro só se inicia após o carnaval) segue a receita de um risoto de camarão.





RISOTO DE CAMARÃO  (por Marcelo Dieb)

PARA O CALDO

-          1 Kg de cabeça de camarão
-          2 talos de alho-poró picados
-          2 talos de salsão picados
-          2 cebolas roxa cortadas grosseiramente
-          2 folhas de louro
-          3 ½ litros de água
-          2 cenouras cortadas em rodelas grossas

Coloque para ferver. Quando o garfo entrar suavemente na cenoura, o caldo estará pronto. Coe e reserve.

PARA O RISOTO (8 pessoas)

-          1 ½ Kg de filé de camarão de 17g
-          1 Kg de arroz arbóreo
-          vinho branco seco de boa qualidade
-          manteiga sem sal
-          azeite extra-virgem
-          queijo parmesão de boa qualidade
-          cebola roxa picada
-          alho picado
-          sal
-          pimenta-do-reino moída na hora

 PREPARO

Em uma panela pré-aquecida, coloque um pouco de manteiga e azeite. Doure a cebola e em seguida, o alho. Entre com o arroz e o frite. Adicione o vinho branco, até evaporar. Depois, comece a hidratar o risoto com o caldo quente e mexendo sempre, para não pregar no fundo da panela. Quando atingir o ponto desejado, desligue o fogo e, mexendo sem parar, entre com a manteiga sem sal, o parmesão, o sal e a pimenta. Decore com salsinha desidratada. Sirva quente

Depois, é só sair pro abraço!





Acidente do sábado.

Muito está se falando sobre o acidente que vitimou um jovem nas imediações da AABB na noite do último sábado. Acidente terrível, gravíssimo, e que para os pais deve ser muito cruel acordar no meio da noite com a notícia do morte de um filho. E o que é pior, um filho que tinha saído de casa cheio de vida, com saúde.
Mas, o que mais me impressiona é o "disse-me-disse" que se começa a fazer em torno do assunto. Chegou ao ponto da mãe do rapaz ter que usar o twitter dele para avisar a população que não estava culpando ninguém. Não é um pouco demais? Além da dor da perda de um filho, essa senhora teve a dignidade, o caráter, o respeito e a dor - sim, por que não? - para ter que dar satisfações a algumas pessoas que parecem que não tem nada disso e não respeitam esse momento de perda e sofrimento.
Ouvi e li várias histórias sobre esse acidente. O povo voltando a cobrar bafômentro nas ruas, até um  Secretário do Governo do Estado lançou uma campanha no Twitter "Vá de Táxi" - Secretário, os táxis da nossa cidade figuram entre os mais caros do NE - porque o Sr., com toda a sua autoridade, não faz uma campanha para melhorar nosso sistema de transporte, colocar ônibus 24 horas, baixar o preço da tarifa de taxi? Ao invés de esperar acidentes como esse para lançar campanhas em twitter?
E a galera que diz para se colocar bafômetro nas ruas, etc? Será que nunca dirigiram ou entraram num carro que o motorista tivesse ingerido álcool? Como diz um amigo meu. "Quem não fez isso, que atire o primeiro copo".
Essas mesmas pessoas que tão enfaticamente estão cobrando  providências, etc, etc. vão mudar de assunto no próximo fim-de-semana, pois o foco será o carnaval, e depois terão outros assuntos. Mas para a família de Alan Almoedo, isso não passará NUNCA!.
Não estou aqui fazendo apologia ao álcool, NÃO SE DEVE DIRIGIR QUANDO SE BEBE! Só que,  oportunismo e hipocrisia numa situação dessas... Imaginem se estivessem fazendo isso com seu filho/irmão/namorado/amigo...
Volto a dizer. O acidente de sábado foi terrível e sem justificativas.
O que eu realmente queria ter visto era toda essa mobilização ANTES desse acidente trágico. Por que todo mundo precisou esperar que ele morresse dessa forma para se manifestar? Antes não era necessário?
Meus sinceros votos de pesar à família.