segunda-feira, 28 de março de 2011

Acidente na BR

Mais um jovem morto - provavelmente por imprudência sua - numa madrugada, em acidente automobilístico. O segundo num espaço tão curto de tempo.
Voltam as mesmas questões, pessoas cobrando lei seca, políticos apresentando mil soluções, etc, etc.
Mas, para mim, a questão é muito maior. Estava com uns amigos, e um deles me disse que, ao viajar para os EUA, era muito mais prudente dirigindo lá do que aqui, pois sabia das consequências reais que aconteceriam se ele fosse pego bebendo. E não foi só com direção que ele falou, foi inclusive de jogar lixo no chão, etc.
Como vemos, é muito mais da consciência de cada um, do que da competência do estado, o fim - ou diminuição - dessas tragédias. Ficar só esperando a atitude de outras pessoas é muito cômodo. Você, eu, qualquer um pode fazer a sua parte.
Outro dia li no twitter de uma famosa colunista da nossa cidade - após esse acidente - que era para se lançar uma campanha onde todo mundo voltasse de táxi após as festas. Ela mencionou que quando começasse, ela iria parar de beber e voltar dirigindo. E porque não começa logo? Porque não começou? Tem que esperar a campanha para poder voltar de taxi? Tem que tá na moda, pois se não você ficará "por fora" se voltar de táxi?
Eu acho que esse acidente foi mais um caso de irresponsabilidade. Mas, no geral, todos temos um pouco de culpa nesse quesito álcool/direção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário