sexta-feira, 15 de abril de 2011

Minha primeira maratona.

Segue o relato de Eduardo Souto (na foto, com a bandeira do Brail), que disputou a sua primeira maratona em Paris, no último sábado.











"Caros amigos,

Desde que finalizei a MARATONA de Paris, no ultimo domingo, tenho vontade de escrever, mas so agora tive um tempinho livre. Como alguns de voces sabem, esse projeto iniciou em julho do ano passado, e os treinos, pra mim, em novembro, pois estava lesionando nos meses de agosto, setembro e outubro. Entre novembro de 2010 e Marco de 2011 corri, aproximadamente, 1.000 km, treinando nas ruas de Natal/RN.

Para minha primeira maratona, meu objetivo era apenas conclui-la, porem com o andamento dos treinos acabei projetando um tempo para finalizar a prova, que ficou estabelecido em 4 hs e 30 min.

Quando cheguei em Paris, na sexta-feira, dois dias antes da prova, fiquei encantado com a cidade. Paris, de fato, e uma cidade muito bela. As horas passaram rapidamente e logo estava na Av Champs Elysees, local de inicio da MARATONA, no domingo, dia 10/abril. A empolgacao tomou conta, era adrenalina pura e, apos a largada, os primeiros kms foram ficando para tras com facilidade. Corri com uma maquina de filmar portatil, e a cada gravacao, a empolgacao aumentava. Era um "mar" de gente, mais de 30 mil pessoas correndo, a cidade para, a populacao sai pra ruas e fica gritando seu nome (o nome de cada corredor fica estampado na frente da camisa, junto ao numero de inscricao), os primeiros sentimentos sao empolgacao e adrenalina.

Ate o km 16 corri acompanhado por Rita, depois passei a correr "sozinho", digo "sozinho", porque como sao mais de 30 mil pessoas na prova, voce sempre corre com muita gente ao seu lado. Durante o percurso, conheci corredores de varias partes do mundo, Italia, Mexico, Africa do Sul, Chile, EUA... quanto aos brasileiros, em toda esquina tinha um!!! Corri com uma bandeira do Brasil presa na roupa e varia vezes ouvi os franceses gritando: Aller Bresil, aller Bresil, aller Eduardooo!!!!

Cheguei a metade da prova (21 km) com uma facilidade incrivel, achei que fosse finalizar a MARATONA tranquilamente, estava muito bem naquele momento, mas foi engano meu, eu realmente encontrei um paredao no km 30 (como os corredores sabem que ele pode existir). Era empolgacao misturada com dor. A partir do km 33 comecei a sentir a minha antiga lesao no joelho esquerdo. Entre o km 36 e o final da prova (42) fui me arrastando, pensando ate que nao iria terminar, era dor no corpo inteiro. Nesses ulitmos kms nada mais me empolgava, nem musica (cerca de 20 bandas ficam espalhadas no percurso da MARATONA tocando e animando os corredores), nem as pessoas gritando nas ruas, nem a beleza da cidade, em alguns momentos eu nem olhava mais para os lados, so pensava na chegada!!

5 hs e 09 min apos a largada cruzei a linha de chegada, o tempo bem acima do previsto. Estava com muita dor, mas muito feliz e orgulhoso de mim mesmo. A meta estabelecida o ano passado eu atingi, e aproveito o momento para agradecer aos meus amigos e familiares pelo opoio, agradecer a Rita, Je, Clessius, Natal Runner e meu treinador Walter Molina pela compreensao, incentivo e parceria.

Estou aproveitando muito a cidade, ja bati de ponta a ponta, estou fazendo uma maratona maior ainda, so que dessa vez passeando nessa cidade Linda! Walter, nao se preocupe, nao faltaram caminhadas, sobe e desce de escadas, passeios de bike, tudo e mais um pouco do que voce recomendou para a recuperacao pos MARATONA!!!!!

Abraco a todos.


Eduardo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário